sobre o curso

segunda-feira, 28 de março de 2011

3ª semana - Unidade 3: COMUNICAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR: CORREIO ELETRÔNICO - Atividade à distância 2

Foi publicada no portal do Professor uma aula com o tema: Vamos usar o e-mail para construir uma rede de contatos da classe? Acesse o endereço:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18499

Deixe suas impressões sobre a aula e, em seguida responda: Como a aula colaborou para sua compreensão a cerca do uso do e-mail na sua prática pedagógica?

7 comentários:

  1. A proposta de aula sobre a criação e aprendizagem de e-mail's foi interessante porém vejo que ainda está um pouco distante esta metodologia a serem aplicadas em sala de aula para os alunos de escolas públicas que se quer muitos ainda apenas tem o contato com computador na escola (com acesso restrito aos e-mails, não utilização cotidianamente) e/ou raramente em lanhouse.
    Vejo que esta possibilidade na prática pedagógica pode trazer o aluno mais perto aos assuntos específicos como deixar atividades complementares nas caixas de mail e ainda na comunicação entre professor/aluno, aluno/aluno.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. A sugestão da aula com criação do correio eletrônico é viável, pois sabemos a enorme facilidade que esse serviço nos oferece. È uma proposta trabalhosa uma vez que deve ser orientada e acompanhada a longo prazo. Para que se atinja os objetivos elaborados o professor deve constantemente envolver os alunos com atividades relacionadas ao assunto. Caso contrário cairá no esquecimento e serão milhares de contas criadas e canceladas. Outro aspecto importante é a orientação sobre a importância da utilização desse serviço de forma consciente e segura.

    Bruna Bonomo

    ResponderExcluir
  3. A aula é interessante, mas o professor tem que estar atento para que o aluno siga as instruções dele, não desviando do foco e acessando outros sites no momento da aula. É necessário também que o professor utilize modelos metodológicos e didáticos para que se faça bom uso desse recurso e principalmente que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a aula, pois coloca a proposta de trabalhar uma coisa do uso diário que é o email com um fim didático. Não posso deixar de observar o zelo que o professor precisa ter, pois além de ser uma coisa que demanda muito trabalho, tem ainda o fato de que se deixar os alunos a solta, sem uma supervisão enérgica, eles correm o risco de usar a internet quase que só para o entretenimento.

    ResponderExcluir
  5. Amei a aula...
    Ela proporciona uma mediação entre professor-aluno/aluno-aluno/aluno-professor.
    Hoje é essencial que os alunos utilizem o computador para fins de aprendizagem, claro que em uma aula como essa o professor tem que ser dinâmico e ficar atento para que os alunos não acessem outros sites que não seja o da aula em questão. Mas quando há mediação entre aluno-aluno, eles focam em ajudar o colega. Na minha opinião a aula é rica, temos que interagir nossos alunos com a internet, principalmente com o correio eletrônico, é uma excelente ferramenta para a comunicação entre professor e aluno.

    Silvana

    ResponderExcluir
  6. Muito criativa a aula, mas é importante que os alunos estejam interessados em usá-la como ferramenta de aprendizagem.
    E que o professor possa atendera a todos com devida atenção, para que os alunos não venham está acessando outros sites desnecessários no momento da aula.

    ResponderExcluir
  7. Interessante a aula , pois coloca na mao do aluno a uma ferramenta importantissima de comunicação sem contar que o professor/aluno ficam mais pertos para solucionar duvidas duvidas, mas o professor tem que se dobrar para que eles nao percam o foco , pois senao eles usam a sua maneira ,ou seja ,para entretenimento.

    ResponderExcluir