sobre o curso

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

1ª semana - UNIDADE 1: TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL - Atividade à distância 2

Vamos usar cada vez mais os recursos do computador e dos programas nas atividades de sua prática pedagógica e na vida cotidiana. Que tal organizar uma publicação com seus alunos? que tema escolher?
Você poderia explicar sobre as tecnologias e a contribuição que pode dar à solução de problemas da comunidade escolar, entre outros. O tema também poderá ser a partir de um conteúdo trimestral da série em que atua.

Elabore sua proposta de acordo com o tema escolhido. Assim, você poderá elaborar os textos e utilizar os recursos de edição, nas atividades das próximas unidades de estudo e prática.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. INTERPRETAÇÃO DE POESIAS USANDO O PAINT
    Clientela: Alunos do AEE- de surdos

    OBJETIVO
    Aguçar a criatividade trabalhando a interpretação das poesias com os alunos através do desenho assim no decorrer do tempo o educando estará mais familiarizado ao programa e principalmente irá romper as barreiras que a interpretação de textos os impõem, visto que se trata de alunos surdos e assim irão aprender se divertindo.
    Explorar a agilidade e a concentração trabalhando a digitação de pequenas poesias, além de explorar os recursos de formatação do programa de digitação.

    DESENVOLVIMENTO

    1ª ETAPA
    Explorar as tecnologias que eles mais utilizam em seu dia-a-dia, dar uma volta pela a escola, diretoria, cozinha, sala de informática mostrando algumas das tecnologias que se podem encontrar nestes ambientes ao voltar para sala pedir para que desenhem e depois venham até a frente e mostrem o que desenharam, dar como tarefa que recortem de revistas, jornais ou livros alguns objetos que encontram em casa de tecnologia..

    2ª ETAPA
    Olhando a tarefa já podemos saber quem tem computador em casa ou quem tem aceso a esse recurso mas mesmo sabendo quem pedir a classe quem tem computador em casa e se utiliza e se conhecem o programa Paint, interpretar uma pequena poesia usando a Libras e em seguida entregar a eles uma folha em branco um lápis e uma borracha Pedir a eles ilustrem a poesia, depois de terminado, ir até a sala de informática, onde todos os computadores estarão no programa Paint. Mostrar as ferramentas do programa mostrando que são parecidas com aquelas que utilizaram em sala de aula, dizer para que eles desenhem o que eles desenharam em sala comparando os desenhos do computador e da folha, qual são as diferenças? Qual foi mais fácil de fazer?

    3ª ETAPA
    Já na sala de informática pedir a eles que digitem a poesia, tendo em mãos o texto copiado, depois de digitar no word, usar as ferramentas de formatação do programa para deixar a estrutura do texto mais bonita. Nunca se esquecendo de valorizar sempre o que o aluno fez.

    4ª ETAPA
    Pedir a eles que se utilizem das mesmas ferramentas de formatação do Word, e os atalhos ctr+c e ctr+v para organizar as poesias e as ilustrações em uma mesma página do Word.

    OBSERVAÇÃO

    Estas atividades podem ser desenvolvidas de varias outras formas, podendo-se trabalhar com formas geométricas, cores entre outras propostas e podem ser utilizadas o ano inteiro, é só usar a criatividade.

    AVALIAÇÃO


    Será feita através da observação contínua do passo a passo e da avaliação do produto final, a poesia com a ilustração.

    ResponderExcluir